Cor Dos Dentes Naturais
Conhecer a cor dos dentes naturais é o ponto de partida para saber escolher a cor das lentes de contato dentais porque assim você vai ter mais segurança.
Os dentes naturais têm várias tonalidades que vão desde o branco até tons mais amarelos ou mesmo marrons. Veja nesta escala abaixo que é a mais utilizada pelos dentistas, chamada Escala Vita. Vou mostrar a simplificada porque fica mais fácil para você perceber as diferentes cores da tabela.
As cores são A1, A2, A3, A3.5, A4, B1, B2, B3, B4, C1, C2, C3, C4, D2, D3 e D4. Elas são escolhidas para criar um sorriso novo em porcelana ou mesmo em resina.
Quanto mais a esquerda da escala, mais brancos são os dentes. Este é um recurso que o dentista usa para fazer a seleção de cores de dentes artificiais com coroas, lentes ou facetas. A magia está em encontrar a cor certa para que o trabalho fique absolutamente natural e nos mesmos tons de branco dos dentes do paciente.
Vale ressaltar que um único dente não tem uma só tonalidade. Ele apresenta um degradê sutil que assume de dois a 6 tons da escala, incluindo aí níveis diferentes de transparência principalmente na pontinha dos dentes da frente.
Quais as cores das lentes de Contato Dental?
São essas da escala mostrada acima e ainda existem as cores ultra brancas que são as BL1, BL2 e BL3.
O que são Cor de dente BL1, BL2 e BL3?
Estes são tons de branco considerados bleach, isto é, clareados e são os tons mais brancos que existem. São chamados de branco absoluto porque deixam o sorriso extremamente branco. Tem sido bastante utilizado por celebridades e os pacientes que desejam deixar o sorriso bem iluminado.
Como escolher os tons de branco dos dentes?
Essa resposta depende totalmente do desejo do paciente, o que vai direcionar como o tratamento vai ser definido. Especificamente, quantos dentes serão envolvidos pelas lentes de porcelana ou resina para compor o sorriso.
A cor de dente A1 e B1são as mais claras e mais próximas do natural. Deixam o sorriso muito natural e lindo de se ver no espelho, principalmente nas selfies.
Pense nestas possibilidades:
– Se o problema está em um único dente da frente e o paciente quer envolver só ele, a cor a ser escolhida deve ser a mesma dos dentes vizinhos para acertar os tons de branco.
– Se for 2 ou 6 dentes, a situação se enquadra na mesma de um único dente.
– Se for 10, já permite ao paciente escolher um tom de branco da escala bleach BL1, BL2 ou BL3 porque essa quantidade de dentes são os que compõem o sorriso na maioria das pessoas. Porém, será preciso envolver mais dentes, se o paciente tem um sorriso muito largo e mostra mais dentes.
Pense o seguinte, o número de lentes a serem confeccionadas dependerá do quanto cada pessoa mostra os dentes na hora do sorriso amplo e espontâneo. Lembrando que na maioria das vezes, somente os dentes da arcada de cima são moficados com as lentes dentais desde que você não mostre muito os dentes de baixo. Caso contrário, eles também deverão entrar no planejamento ou escolher uma cor intermediária para que o resultado fique agradável.
Essa é a regra: quanto mais dentes envolvidos, mais você pode clarear seus dentes escolhendo entre as cores bleach e fazer uma verdadeira transformação do seu sorriso.