Siga nas redes sociais

O que é Dor Orofacial?

Dor Orofacial, por definição, é toda a dor associada a tecidos moles e mineralizados (pele, vasos sanguíneos, ossos, dentes, glândulas ou músculos) da cavidade oral e da face.

Que condições clínicas estão associadas a Dor Orofacial?

Dores de dentes e de tecidos periodontais, disfunção temporomandibular (muscular ou articular), neuralgias, tumores, trauma, tecidual, doenças autoimunes, etc. Usualmente essa dor pode ser referida da região da cabeça e/ou pescoço ou mesmo estar associada à cervicalgias, cefaléias primárias e doenças reumáticas como fibromialgia e artrite reumatóide.

O que é ATM?

ATM (Articulação TemporoMandibular) fica entre os ossos temporal e mandibular, bem a frente do ouvido. Essa articulação permite os movimentos ao abrir ou fechar a boca, falar mastigar e engolir.

O que é DTM?

O termo DTM  significa Disfunção Temporomandibular – é um conjunto de alterações que envolvem os músculos mastigatórios, a Articulação Temporomandibular (ATM) e estruturas associadas.

O que eu posso sentir se tiver DTM?

– Dor de cabeça, dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos

– Um “”clique”” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;

– Dor ou dificuldade ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;

– Dor na região da face

 – Mandíbula presa, travada ou deslocada

– Mudança na mordida de forma súbita

– Os pacientes podem ainda apresentar barulhos no maxilar, como estalo, ou som de “folha seca amassada”.

A DTM é comum na população?

Estudos mostram que até 70% das pessoas apresentam ao menos um sinal ou sintoma de DTM, mas somente 15% precisa de tratamento. Isso porque algumas pessoas apresentam sinais de DTM que podem ser considerados uma variação do estado normal.

O que causa DTM?

Para ocorrer DTM vários fatores se juntam, por isso ela é considerada multifatorial. Existem fatores fisiológicos como anatomia; fatores sistêmicos como doenças reumatológicas, fatores genéticos, traumas, fatores psicossociais, etc. Todos estes fatores isoladamente ou em conjunto podem ser predisponentes, iniciantes ou perpetuadores de uma DTM. Um destes fatores é o bruxismo.

Quem trata a ATM?

O profissional mais apto a diagnosticar e tratar não só a DTM como todas as dores orofaciais é o cirurgião-dentista, especialista em Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor Orofacial. Não existe médico especialista em ATM, maxilar ou mandíbula porque a ATM apesar de ser uma articulação, tem os dentes ajudam no seu  funcionamento, portanto é o dentista que trata e não o médico ortopedista. Entretanto, os médicos conseguem fazer a suspeita diagnóstica e encaminham ao dentista para tratar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, como podemos te ajudar?