Coroa metalo-cerâmica sobre implante é o mesmo que coroa de porcelana porque cerâmica e porcelana são a mesma coisa. Representam um material dentário muito utilizado para a fabricação de coroas.
Todas as coroas precisam de uma base mais resistente para sua construção. Tal base pode ser de metal, neste caso ela é chamada de coroa metalo-cerâmica ou coroa de cerâmica com metal.
Entretanto, essa mesma base pode ser feita em cerâmica e para isso ela deve ser de zircônia ou E-Max para conferir uma resistência semelhante ao metal. Coroas assim são denominadas de metal free, isto é, são livres de metal. Tendem a ser mais estéticas.
Quanto custa uma coroa?
A prótese metalo-cerâmica tem um preço mais barato e por isso é a mais utilizada. Seu valor varia de R$600,00 a R$3000,00 Além disso, são duram mais que as coroas de resina.
A resina é um material bem menos resistente, poroso, motivo pelo qual ele mancha com o tempo e por isso é menos durável. Além disso, tem mais facilidade para acúmulo de placa bacteriana, o que não é nada interessante.
Qual é o melhor material então?
O melhor em estética odontológica de alta performance quando se fala em reconstruir um sorriso novo é a técnica com prótese dentária fixa em porcelana pura. Elas são feitas de forma bem semelhante às facetas em porcelana e lentes de contato dental, reproduzindo com exatidão cores e transparências encontradas em dentes naturais. Entretanto, sua elevada transparência e impossibilidade de uso para áreas desdentadas restringem seu uso na clínica odontológica.
Todos os tipos de coroas podem ser feitos sobre implantes ou mesmo sobre dentes com resultados muito próximos.
Enfim, embora menos estéticas que as próteses em zircônia e porcelana pura, a técnica com metal (metalo-cerâmica) satisfaz esteticamente às exigências estéticas da maioria dos indivíduos submetidos ao tratamento com elas.