O desgaste do dente para aplicação da lente de contato é com certeza a maior objeção dos pacientes. 

 

De maneira geral, temos que concordar que a lente de contato dental é uma das grandes revoluções da odontologia dos últimos anos.

 

Afinal, com a aplicação das lentes conseguimos resultados de um sorriso espetacular em pouco tempo e com muita qualidade.

 

No entanto, nem tudo é perfeito. Como todo tratamento, a aplicação das lentes de contato também apresenta prós e contras.

 

E o desgaste do dente é com certeza a maior desvantagem.

Por que desgastar os dentes?

 

Para muitas pessoas é impensável desgastar os dentes naturais para colocar as lentes. E por isso, temem qualquer possibilidade desse tratamento.

 

No entanto, o desgaste é extremamente necessário para a fixação da lente e principalmente para que ela fique nivelada com os outros dentes.

 

As lentes são finas, variam de 0,1 a 0,4 mm. Mesmo sendo tão finas, é preciso fazer o desgaste referente à espessura dela para que o dente com a lente não avance em relação aos outros. 

 

Quando o desgaste não é realizado de maneira eficiente esse gap entre o dente e a lente pode causar inflamação na gengiva.

 

Isso, porém, não quer dizer que seja preciso afinar o dente todo para colocar as lentes. 

 

 

 

Recentemente, o cantor Kevinho trocou as lentes de contato dentais e mostrou como os dentes naturais estão.

 

Acredito que imagens como essa é que assustam as pessoas e criam esse medo do tratamento.

 

O influenciador Carlinhos Maia também postou vídeos mostrando o desgaste dos dentes.

 

Nesses dois casos é nítido o desgaste exacerbado para a aplicação da lente. Mas, cada caso é único. Não conheço o estado dos pacientes, nem as especificidades dos casos.

 

Como eu faço o desgaste

 

No modus operandi como eu trabalho o desgaste do dente deve ser mínimo ou nulo. É possível ser nulo em casos onde os dentes não estão alinhados e apresenta diastema, por exemplo.

 

O objetivo sempre é preservar a estrutura dental do paciente, prezando pela durabilidade do tratamento, estética e naturalidade do sorriso. 

 

Por isso, não dá para fazer uma avaliação de lentes de contato à distância, por exemplo. O ideal é ir a um profissional de confiança, que atenda às suas expectativas.

 

 

 

Nesse paciente, por exemplo, o desgaste realizado para a aplicação das lentes foi mínimo. Na imagem da esquerda os dentes já estavam desgastados. Na imagem da direita você percebe que os dentes com lentes estão nivelados com os dentes sem lentes.

 

Eu gravei o processo de desgaste dos dentes. Clique aqui para assistir ao vídeo!