Deixa o sorriso harmônico, bonito e branquinho, mas quanto tempo dura a lente de contato dental?

Um dos tratamentos que aumentou nos últimos anos e continua em crescimento é a colocação de lentes de contato dental. 

É uma técnica utilizada pela odontologia estética para proporcionar ao paciente um sorriso harmônico, corrigindo pequenas imperfeições sem precisar usar aparelho ortodôntico, por exemplo.

E como qualquer novidade no mercado, a colocação de lentes de contato dental é cheia de dúvidas.

Neste artigo vamos esclarecer uma das principais dúvidas que é em relação a durabilidade. Afinal, quanto tempo dura a lente de contato dental?

 

Quanto tempo dura a lente de contato dental?

Um período médio de duração das lentes de contato dentais são de quinze a vinte anos após a aplicação.

Esse tempo é uma média, pois a duração depende muito da manutenção e cuidados com as facetas.

As facetas ou lentes de contato são como “capas” fixadas na parte frontal dos dentes. Ou seja, a estrutura dental não é modificada. Sendo assim, todos os cuidados básicos de higienização dos dentes e da gengiva são necessários.

O uso de fio dental, escovação de pelo menos 3 vezes ao dia e visitas periódicas ao dentistas (pelo menos de seis em seis meses) são cruciais para que o tempo de duração das lentes de contato seja de vinte anos.

 

A analogia do tempo...

Uma analogia muito usada por profissionais dentistas para explicar sobre quanto tempo dura a lente de contato é fazer uma comparação com carro.

Ao comprar um carro, existe uma série de recomendações a serem seguidas pelo comprador em relação a troca de óleo, manutenção do motor, de filtros e assistência técnica em geral para que a durabilidade do carro permaneça de acordo com o prometido pela montadora.

E o mesmo vale para as lentes de contato dentais. Afinal, a manutenção e os hábitos de uso dos dentes e facetas ditarão a duração do tratamento.

 

O que pode diminuir esse tempo? 

Se você quer fazer o tratamento esperando que ele dure 20 anos ou mais, sua primeira preocupação deve ser em relação ao profissional que fará o procedimento.

O profissional, conhecimento e prática,  a qualidade dos materiais e as tecnologias acessíveis a este profissional vão impactar muito no resultado final.

É comum, por exemplo, a faceta soltar dos dentes… isso acontece quando a cola não foi de boa qualidade, ou aplicação não foi realizada como deveria. E tudo isso está relacionado ao profissional escolhido.

Por outro lado, se o cliente não tem o hábito de higienizar dentes e gengivas corretamente pode causar acúmulo de placa, cárie, sensibilidade e até infiltração e prejudicar o dente com a lente de contato.

Além disso, a mordida incorreta pode prejudicar a durabilidade das facetas, bem como, a utilização de dentes para abrir embalagens.

Por isso, se sua dúvida é sobre quanto tempo dura a lente de contato dental, pense que a durabilidade será proporcional aos cuidados com elas.

Cuidado esse que deve iniciar com a escolha do profissional e continuar com os cuidados diários e visitas periódicas ao dentista.

Outra forma de aumentar o tempo de duração das lentes é evitar alimentos extremamente duros. Se um torresmo quebra dente natural, imagine o risco para um trabalho artificial.

Nem pense em abrir garrafas ou embalagens com os próprios dentes ou mesmo lentes.

Seguindo essas dicas, você estará automaticamente aumentando o tempo de vida de seu sorriso novo!