Talvez você esteja se perguntando porque o dentista está oferecendo Botox... acertei?

Vamos te explicar tudo!

Tenho orgulho em dizer que a Odontologia não atua somente em dentes. Depois que o Conselho Federal conquistou a liberação do Botox e materiais de preenchimento, um leque muito grande de opções se abriu e elevaram a capacidade da Odontologia.

 

Especificamente hoje o Dentista é Facial, porque se ele fizer o credenciamento, também poderá tratar o rosto.

 

Antes criávamos e cuidávamos de belos sorrisos, agora também podemos harmonizar a face com os recursos da odontologia estética, devolvendo não somente o sorriso, mas a expressão facial da beleza, do conforto e da juventude.

Bem, o que é botox?

 

O botox é uma toxina extraída da natureza que tem a capacidade de relaxamento do músculo. Como a musculatura da expressão facial promove o efeito de tensão sob a pele, o uso estético da toxina botulínica vai suavizar rugas e linhas de expressão na região da face.

 

As rugas tratadas com mais frequência são as da testa, da região entre as sobrancelhas e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos.

 

Para sulcos ao redor dos lábios, como por exemplo, o famoso bigode chinês – que é aquela linha que se forma entre o nariz e o canto da boca - o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e traz resultados melhores.

 

A odontologia está redescobrindo o uso do botox, que tem excelentes resultados no tratamento do Bruxismo, que é o hábito de rangimento ou apertamento dos dentes. Quando isso acontece, contrai também a musculatura da face que está ligada a mastigação. Assim os dentes acabam sendo muito desgastados e quebrados.

 

Isso pode comprometer a estética e a própria mastigação. Muitos pacientes com bruxismo também tem dores na face, além de expor os dentes a

fraturas que podem levar a própria necessidade de canal ou mesmo extração do dente. O botox pode agir relaxando essa musculatura e diminuindo o potencial danoso do bruxismo.

 

O paciente tratado nessas condições sente alívio da tensão muscular e melhora na sensação ao acordar, visto que as pessoas não tratadas reclamam de frequente cansaço na face logo ao despertar. Porém o uso de uma placa de mordida também está indicada.

 

Usos do botos na odontologia

 

• O Botox tem sido um grande aliado no Tratamento de distúrbios da articulação dos maxilares, as conhecidas disfunção da ATM.

Sendo mais um recurso nestes casos, que muitas vezes são muito complexos.

 

• Temos observado alívio importante nas dores de cabeça do tipo Cefaleias tensionais e principalmente Enxaqueca, que é um problema que tem sido revolucionado com a aplicação do Botox!

 

Normalmente, só a indicação de medicações não tem trazido alívio suficiente ao paciente. Você sabia que muitas dores de cabeça possuem origem muscular e tem causa odontológica?

 

Pois é...

 

Nesses casos os músculos da face agem forçando excessivamente os ossos do crânio e essa tensão acumulada pode resultar em grandes e recorrentes episódios de cefaléia. Nestas situações, a dor é na cabeça mas a origem é muscular, e por isso a indicação do botox resulta em benefícios tão grandes.

 

Se a dor ocorre porque o músculo contraí além do necessário, a simples diminuição de força já resulta em alívio. Outra indicação sensacional é para aquelas pessoas que tem Sorriso de gengiva alta. Você já observou aquelas pessoas que ao sorrirem mostram muita gengiva?

 

Isso ocorre porque existe uma contração excessiva dos músculos que participam da formação do sorriso. Então, o botox relaxa o músculo que levanta o lábio e assim menos gengiva vai aparecer, deixando o sorriso mais bonito.

 

O Botox nos dá condição de aumentar a taxa de sucesso e a segurança no tratamento com implantes. Nestes casos, ele é aplicado nos músculos da mastigação para diminuir a força deles nas próteses sobre implantes.

 

Antigamente eu precisava pedir ao paciente para não mastigar com força, agora temos este recurso que veio valorizar e facilitar a vida de nossos pacientes. Neste mesmo contexto de diminuir força da musculatura da mastigação, o Botox é indicado para tratamentos com aparelhos dentais quando precisamos de movimentar os dentes de trás.

 

Outro tipo de indicação do botox na Odontologia!

 

Muitas são as possibilidades de reabilitação da boca: Algumas são feitas com implantes, como as próteses suportadas por implantes dentais e outras têm caráter puramente estético, como as lâminas de porcelana que são utilizadas para realizar correções dentais, melhorar a cor e a estética do sorriso.

 

Nesses casos o uso preventivo do Botox na musculatura da mastigação é muito importante. Seu uso está indicado como protetor de um tratamento reabilitador, aumentando a vida útil do trabalho executado e, de quebra, ainda melhorando a expressão facial.

 

Acho válido falar sobre o tempo de duração do Botox.

O efeito da toxina dura de 3 a 6 meses, sendo necessário re-aplicar se o paciente desejar manter o resultado. Este período de duração é variável de paciente para paciente e está relacionado com a quantidade de força que cada músculo apresenta, isto é, quanto mais forte, menos tempo dura o efeito da toxina.

 

Contudo, ele tende a ser mais duradouro nas aplicações subsequentes.

 

Espero que tenha sido útil esse conteúdo pra você se orientar. Se tiver dúvidas, entre em contato conosco ou mesmo faça suas perguntas nos comentários aqui em baixo.

 

 

 

Um grande abraço!!!