Clareamento de dente para deixá-lo branquinho é o desejo de muitas pessoas. Algumas pessoas têm sempre a mania de ir para o mais simples, mais básico e mais barato. e por isso, o clareamento dental caseiro sem orientação profissional do dentista é tão cogitado. No entanto, se você está decidido a realizar o procedimento por conta própria saiba que esbarrará com algumas consequências. 

Entre o leque de opções estão o uso de carvão ativado, bicarbonato com limão, produtos comprados na internet e até água oxigenada.

Gostou do tema deste artigo?

Leia e comente o que você achou!

Riscos do clareamento dental caseiro sem supervisão

A maioria das pessoas que usa produtos de clareamento dental caseiro experimenta poucos ou nenhum resultado efetivo e além disso, estão expostas a uma série de efeitos colaterais associados ao clareamento dos dentes dessa forma:

Sensibilidade dentária

Você pode perceber que seus dentes são sensíveis durante o processo de clareamento e por um curto período após o procedimento. Isto é devido à exposição da camada de dentina durante o processo de clareamento.

Se você tiver sensibilidade dentária antes de decidir clarear, consulte seu dentista com antecedência para obter conselhos sobre quais opções de clareamento são adequadas para sua situação. O seu dentista também pode fornecer uma lista de marcas de produtos de clareamento que podem ajudar a aliviar o nível de sensibilidade.

Gengiva queimada

Também conhecida como queimadura química, é a irritação nos tecidos moles da boca quando a solução de clareamento fica exposta ao tecido da gengiva durante o processo de clareamento, ela fica realmente queimada e muito dolorida.

Quando isso acontece, suas gengivas geralmente aparecem brancas e logo depois ficam extremamente vermelhas, super sensíveis e causa muita dor, principalmente ao escovar e passar o fio dental. Por isso, é fundamental realizar  procedimento com profissionais, porque durante o clareamento as gengivas ficam protegidas do contato.

O que fazer nestes casos? Parar o clareamento imediatamente e procurar um dentista para avaliar as consequências. Usar o laser e pomadas apropriadas irão regredir a queimadura.

Resultados indesejáveis

Dependendo da tonalidade inicial dos dentes, os resultados alcançados após o clareamento dos dentes podem não ser o que você esperava. Se você tiver manchas fortes ou descoloração interna dos dentes, poderá não notar uma alteração na tonalidade dos dentes após o clareamento. 

Se você branquear os dentes com muita frequência, poderá notar que os dentes começam a parecer cinza ou translúcidos, em oposição à tonalidade branca-amarelada que todos desejam ver após o clareamento dos dentes. Além disso, se você tiver tampas, coroas, folheados ou recheios, a solução de clareamento não funcionará neles.

Além disso, muitas das receitas de clareamento dental caseiro apenas desgastam os dentes. Por isso, passam a impressão de clareamento, enquanto na verdade estão prejudicando os dentes. 

O uso do carvão ativado vai prejudicar o seu esmalte por que ele faz uma função de lixa e acaba com ele, deixando seu dente sensível.

 

Verifique com seu dentista antes de clarear.

 

Além disso, o procedimento realizado por profissional garante o resultado e menos exposição a essas consequências.