A Disfunção da ATM (DTM) pode desencadear sintomas otológicos como pressão e dor nos ouvidos. Outros sintomas auditivos são zumbido, diminuição de audição, autofonia (ouvido entupido) e plenitude auricular (que é a sensação de ouvido cheio). Existem muitos casos de alívio ou melhora desses sintomas com tratamentos direcionados para DTM.
As DTM também são chamadas de distúrbios do crânio e da mandíbula e representam diversas doenças que comprometem as articulações temporomandibulares (ATM), assim como estruturas fora das articulações como músculos, ligamentos, ossos, dentes e nervos.
Quais são os sintomas da ATM?
Os sintomas da DTM podem aparecer como estalos ou sons na ATM, dificuldade de abrir ou fechar a boca associado a dor, que pode se irradiar para várias regiões da cabeça e pescoço , inclusive a cervical, dentro e próximo do ouvido.
Por isso, os sinais e sintomas de disfunção temporomandibular (DTM) são frequentes nos ambulatórios e consultórios de otorrinolaringologia.
A associação das DTMs e a origem dos sintomas nos ouvidos são explicadas por algumas hipóteses. A primeira delas é a de que o mau posicionamento da mandíbula na base do crânio poderia ocasionar sintomas de otalgia (dor), zumbido e vertigem. O zumbido em indivíduos com DTM pode ser decorrente de um sinal neural, induzido pelo nervo aurículo.
Outra hipótese pode ser a contração do músculo tensor do tímpano e da membrana timpânica gerada pela atividade exagerada nos músculos da mastigação, o que pode contribuir para uma disfunção tubária com sintomas de plenitude auricular, desequilíbrio e perda de audição.
A proximidade anatômica da ATM com o ouvido tem sido um fator importante na origem dos sintomas no ouvidos porque uma fina parede óssea separa as duas estruturas. Portanto, uma DTM que comprometa os músculos mastigatório ou a própria articulação vai induzir ou gerar a sintomatologia nos ouvidos.
ATM causa pressão na cabeça?
Já a pressão na cabeça pode ser oriunda de muita atividade de alguns músculos que se localizam no crânio, além de alguns músculos mastigatórios que respondem como dor, pressão ou mesmo cefaleia tipo tensão.