O aparelho dental é o melhor dispositivo para corrigir problemas com a arcada dentária, mandíbula e outras partes que compõem a boca. Eles são divididos em duas categorias: ortodônticos, que têm efeito nos dentes; e ortopédicos, que atuam na estrutura óssea que sustenta a dentição.
O que poucos sabem é que há uma gama de opções no mercado, disponíveis para diferentes necessidades e objetivos. Curioso para saber mais? Então continue no artigo.
Aparelho dental fixo
Esse é o modelo de aparelho dental mais convencional. Ele possui bráquetes, bandas e fios metálicos que tratam da movimentação dos dentes, para alinhá-los de forma gradual.
São utilizados em tratamentos de longa duração e possuem uma famosa característica: a cor de suas borrachinhas.
Aparelho autoligado
Uma variação do aparelho fixo, esse modelo também tem a mesma função do anterior. A diferença está nas suas peças, pois seus bráquetes são menores e possuem uma tecnologia para deixá-los diretamente ligado ao fio.
Assim, não é preciso ser feito o uso da borrachinha. Isso significa que o autoligado consegue trazer resultados de forma mais rápida – já que evitam o atrito entre a borracha e o fio, que impede a movimentação livre dos dentes – e é mais discreto, por isso é considerado estético.
Aparelho dental móvel e Contenção
São dois modelos muito parecidos e que, realmente, operam de forma semelhante. A sua função é alinhar os dentes, o que é necessário principalmente no final de um tratamento com o aparelho fixo convencional.
Assim, a contenção só é utilizada no final do tratamento, com as indicações do ortodontista, geralmente na dentição frontal inferior. Já o aparelho dental móvel é preferível para crianças de até 12 anos. O grande problema aqui é que poucas pessoas fazem o uso correto desse modelo.
Expansor palatino
Este modelo é pouco conhecido, mas ideal para ser utilizado na correção da mordida. Ele também consegue promover a ampliação do céu da boca, a fim de que haja espaço o suficiente para todos os dentes se encaixarem na arcada dentária.
É normalmente indicado para jovens, afinal os adultos que sofrem com esse problema precisam de uma cirurgia corretiva.
Alinhadores transparentes
Esses são modelos completamente diferentes e, por isso, poucas pessoas acreditam na sua eficiência.
Entretanto, é sim possível ver os resultados dessa tecnologia, principalmente em quem não conseguia se dar bem com as peças metálicas.
Eles são feitos de forma personalizada, com um material semelhante ao silicone, que traz conforto, transparência e consegue aplicar a pressão ideal para a movimentação efetiva e correta dos dentes.
Lingual
É uma recomendação comum para casos mais simples, dessa forma, esse modelo costuma ter uma utilização de curta duração.
Os bráquetes desse aparelho dental são aplicados na parte interna dos dentes, em contato com a lingual – por isso a nomenclatura. Também podem ser considerados estéticos, pois praticamente não são visíveis.
Extra Bucal
Com uma estrutura de ferro bastante evidente, esse modelo é indesejado pela maioria das pessoas. Sua função é auxiliar no desenvolvimento correto dos dentes e ossos que estão em formação nas crianças e adolescentes.
É como um direcionador da mandíbula e do maxilar que previne futuros problemas. Para evitar o bullyng, os dentistas recomendam o uso noturno e durante o sono.
A ortodontia está cada vez mais evoluindo e desenvolvendo aparelhos mais eficientes e que, ao mesmo tempo, tragam conforto para os pacientes. Além disso, a busca também objetiva resultados cada vez mais rápidos. Já é possível ver muita tecnologia nova e, consequentemente, melhor, mas ainda há muito para ser criado.