Quem pensa em um aparelho dental móvel como uma ferramenta que não requer atenção está muito enganado. Desde os cuidados na hora da limpeza até a alimentação, é essencial que o paciente tenha disciplina em relação ao acessório. É preciso ter uma imensa responsabilidade, além do total comprometimento de seguir as orientações de uso e manutenção dadas pelo ortodontista.
Portanto, se você também quer realizar o tratamento da forma correta, mas sem abrir mão da simplicidade no dia a dia, confira as dicas dos que trouxemos no nosso artigo!
Quando usar o aparelho dental móvel?
O aparelho dental móvel pode exercer várias funções e seu uso não necessariamente exclui a necessidade de aparelhos fixos. Ele pode ser utilizado como guia de crescimento em crianças, para garantir o bom desenvolvimento da mandíbula ou expandir maxilas atrésicas. Entretanto, ele é normalmente utilizado como contenção ao final de um tratamento ortodôntico, para evitar que os dentes corrigidos voltem a ficar tortos.
Por que ter cuidado com esse acessório?
Em ambos os casos de utilização, o aparelho dental móvel é muito importante para a construção de um sorriso harmônico, assim como para o desenvolvimento correto dos ossos e músculos da boca. Entretanto, ele não passa essa impressão, o que faz com que muitos não tomem os devidos cuidados. É comum os casos de pessoas que tiram o acessório para comer ou fazer a higienização bucal e esquecem-no enrolados em guardanapos ou em cima do balcão do banheiro.
Deixar o aparelho móvel em locais sujos pode afetar negativamente sua saúde, enquanto não ter cuidado com quedas ou outros fatores que causem a deformação do metal pode ser prejudicial para a eficiência do seu tratamento. Ao ter mais atenção com o acessório você evita gastos desnecessários – e altos – que seriam desembolsados para repor peças perdidas ou danificadas. Dessa forma, seus dentes e seu bolso agradecem.
Como cuidar do aparelho dental móvel?
● Limpe o aparelho dental móvel diariamente: para evitar o acúmulo de bactérias que podem causar desde mau hálito até gengivite. A limpeza pode ser feita facilmente, aplicando um pouco de pasta no aparelho e esfregando bem com uma escova de dentes.
● Remova o aparelho sempre que necessário: durante as práticas de esportes, refeições ou escovação dos dentes. Lembrando de sempre guardá-lo em uma caixinha e em seguida colocá-lo diretamente na bolsa, evitando a contaminação ou perdas.
● Tenha cuidado com líquidos quentes: a temperatura alta pode deformar seu aparelho e comprometer a eficiência do aparelho, por isso, retire-o sempre que for ingerir uma bebida quente.
● Não fique mexendo no aparelho: é um acessório feito de forma personalizada, a fim de exercer uma pressão necessária para a correção dos seus problemas dentários. Mexer no aparelho com os dedos pode fazer com que algumas peças fiquem tortas, o que atrapalha o tratamento.
● Faça consultas regulares ao dentista: as consultas ao dentista são essenciais, independentemente do tipo de aparelho utilizado. A frequência, no entanto, dependera do tipo de problema que está sendo tratado.
● Tenha disciplina: ficar muitos dias sem utilizar o aparelho pode prejudicar o tratamento. Em alguns casos, o processo pode regredir tanto que o acessório não encaixará mais nos dentes. Isso aumenta o tempo necessário para a correção do problema e ainda cria gastos extras.
Pode até ser um pouco desanimador pensar em todos esses cuidados, mas com um pouco de rotina essas coisas se tornarão um hábito muito fácil de fazer. Por isso, utilize as ferramentas necessárias – como despertadores ou lembretes – e mantenha o foco para terminar seu tratamento com sucesso e poder viver o futuro com um sorriso lindo e alinhado!