Bicarbonato com limão clareia os dentes? Essa é uma das maiores dúvidas daquelas pessoas que desejam ter um sorriso branco e brilhante. Mas, sem precisar realizar um tratamento odontológico com o profissional.
Apesar de existirem várias técnicas de como realizar esse procedimento na internet. São poucos os que realmente mostram, quais são os verdadeiros resultados que esse procedimento caseiro pode proporcionar na aparência dental.
Pensando nisso, resolvemos desvendar neste post os reais efeitos que essa receita caseira causa nos seus dentes. Confira:
Mito ou verdade: Bicarbonato com limão clareia os dentes?
Mito. Os especialistas afirmam que a mistura de bicarbonato com limão não possui efeito clareador quando aplicado nos dentes. Para esclarecer as suas dúvidas, é importante conhecer o que causa e como é realizado o processo de branqueamento.
De modo geral, a aparência amarelada é fruto do acúmulo de pigmentos na região interna do dente, a dentina. Para conseguir eliminá-los, o dentista inicia um tratamento à base de géis como a carbamida ou peróxido de hidrogênio.
Ao entrarem em contato direto com os dentes, eles conseguem penetrar na dentina e oxidar os pigmentos amarelados, provocando assim o branqueamento dental. Essa ação não ocorre quando você aplica o composto de bicarbonato e limão.
Confira abaixo, qual a função que cada um desses ingredientes exerce nos seus dentes:
Bicarbonato
O bicarbonato de sódio é um forte abrasivo, que realiza um tipo de polimento ou esfoliação na camada mais externa do dente. Dessa forma, ele consegue fazer uma limpeza bucal razoável, retirando apenas os restos de partículas depositados no esmalte.
Com essa informação, é possível que você já tenha percebido o que está de errado com o clareamento dental feito com o bicarbonato, certo? Além de não agir na raiz do problema – a dentina – o sal ainda pode causar danos ao esmalte dos dentes. Sobretudo, quando usado sem controle de proporção e com frequência.
Como a tendência é que seu resultado seja temporário, as pessoas repetem esse procedimento muitas vezes e acabam por causar um desgaste em seus dentes. Sendo assim, seu uso não é recomendado por dentistas. Apesar disso, o bicarbonato é utilizado no consultório diluído em água e ar, para fazer uma limpeza sem muitos danos.
Limão
Não é nenhum segredo que o limão é um ácido cítrico, o que poucos sabem é que ele é tão corrosivo que consegue até mesmo destruir algumas pedras como o carrara, o espírito santo e o piguês.
Imagine então o que ele não faz aos seus dentes? Se usado com frequência há uma possibilidade muito grande da desmineralização do esmalte.
Afinal, por que bicarbonato com limão é prejudicial?
É possível que você esteja se fazendo essa pergunta, pois nenhum dentista proíbe a ingestão de suco de limão ou um bochecho com bicarbonato de sódio. Na verdade, inclusive usam esse último composto no consultório, então por que no clareamento caseiro é tão ruim?
Além do fato de misturar dois abrasivos muito potentes, o estrago é feito por causa da maneira em que a pastinha formada é aplicada. A aplicação com a escova de dentes só piora os efeitos do sal e do ácido
Isso porque, ela os pressiona contra os dentes com muita movimentação, fazendo com que o desgaste seja ainda maior.
Agora que você descobriu que bicarbonato com limão além de não clarear os dentes, prejudica a sua saúde bucal é necessário evitar essa mistura. Por isso, se você deseja mesmo clarear seus dentes, não hesite em procurar um profissional. Apenas ele utilizará elementos adequados para um real clareamento dos seus dentes.