Siga nas redes sociais

Onicofagia é o hábito de roer as unhas que afeta cerca de 30% da população mundial. Além de causar problemas nas próprias unhas e na boca, é uma das causas das dores no maxilar, no queixo ou Disfunção da ATM.

O hábito está associado principalmente ao déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), transtorno de ansiedade por separação (TAS), ansiedade mesmo ou mania.

Ferimentos surgem na pele e servem de porta de entrada para vírus como o HPV, causador de verrugas. O fato de engolir pedaços de unhas pode fazer pequenas lesões no estômago ou no intestino.

Roer unhas pode ocasionar desgaste do esmalte dos dentes, podendo gerar cáries nessas áreas ou mesmo deixar a área bem sensível.

Este tipo de hábito é comum em pessoas que sofrem com dores no maxilar, no queixo, dor na face, dor nos olhos, ouvido, bochecha interna ou até mesmo dor na maçã do rosto. Tudo isso representa sintomas da Disfunção da ATM, que muitas vezes é confundida com do dente do siso. Frequentemente, essa dor permanece mesmo depois de extrair o siso.

Por que isso ocorre?

Para roer as unhas a musculatura da mastigação faz uma força muito grande. É um esforço muito maior do que aquele que fazemos para mastigar normalmente. Assim, isso é considerado uma carga acima do normal, isto é, sobrecarga.

A Tríade de Graber (intensidade, frequência e duração) responde porque o problema é sério. A intensidade é a quantidade de força aplicada durante um determinado habito; a frequência determina o número de ocorrências do hábito durante o dia; e a duração se define como a quantidade de tempo que é dedicado ao hábito. Este último é o fator mais crítico na porque agrava tudo.

Portanto, essa sobrecarga incidida no sistema mastigatório vai exigir muito da musculatura da mastigação, dos ossos maxilares, os ligamentos, dos dentes e das gengivas. Enfim, qualquer um destes componentes poderão sentir as consequências e os sintomas do hábito de roer unhas.

Se for relacionado à Disfunção do maxilar ATM, podem surgir dor de cabeça, dor no rosto ou na face, nos olhos, na parte interna da bochecha (por dentro), na maçã do rosto, dor no osso do rosto perto do ouvido (é aí que fica a ATM), dor no pescoço, estalos no maxilar, dor e cansaço ao mastigar, etc.

São os sintomas da Dor Orofacial, que significa toda a dor associada a tecidos moles e mineralizados (pele, vasos sanguíneos, ossos, dentes, glândulas ou músculos) da cavidade oral (boca) e da face.

Na realidade, as causa dessas dores é a associação de outros fatores ou hábitos que se somam como aumento de carga e aí desenvolve a doença.

ATM é a sigla para Articulação TemporoMandibular, que, como o próprio nome diz, é localizada entre os ossos temporal e mandibular, bem a frente do ouvido. É a articulação que faz os movimentos da mandíbula para falar, mastigar e engolir. Quer ver onde ela está? Basta colocar os dedos na lateral da face bem na frente dos ouvidos e abrir e fechar a boca. Você vai sentir ela se movimentando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, como podemos te ajudar?