Siga nas redes sociais

Os riscos das lentes de contato dentárias estão nos procedimentos conduzidos sem os devidos critérios da técnica, principalmente quanto as indicações. As falhas mais comuns são seleção inadequada do cimento utilizado, falhas de cimentação, inflamações nas gengivas, ajuste incorreto da mordida depois da aplicação e falta de cuidados por parte do paciente. Vou explicar mais sobre este último tópico mais adiante.

As lentes de contato dentárias caíram no gosto da população, mas alguns detalhes devem ser levados em conta quando se pensa nesta forma de tratamento para ter dentes claros e simétricos.

Riscos

1 – Indicação

O primeiro problema da lente de contato dental é quanto a indicação errada. A boca deve estar saudável para receber as lentes para os dentes. Tudo deve ser tratado primeiro: cáries, gengiva, mordida, etc. Além disso, elas não são indicadas para todos os casos, quando então, as coroas de porcelana passam a ter a melhor indicação. Porém, o resultado estético final é o mesmo.

Se os dentes estiverem muito restaurados, deverá ser indicada coroas de cerâmica ao invés de lentes de contato porque elas devem ser aplicadas sobre o esmalte dental saudável. A vantagem é que tais coroas têm a mesma beleza que as lentes

2 – Cáries

A cárie pode aparecer porque é uma doença multifatorial relacionada com a dieta e higiene bucal do paciente, portanto o cuidado com a higiene diária e manutenção das lentes é essencial.

3 – Fraturas

Lascamentos e fraturas são muito raros, geralmente acontecem quando existe uma sobrecarga na mordida de um dente específico.

A lente de contato nos dentes pode amarelar?

Não! A porcelana possui uma alta estabilidade de cor, superior inclusive a do dente natural. Mas com o passar dos anos, o dente pode escurecer e como algumas as lentes são finas elas podem deixar a cor amarela dos dentes aparecer por transparência. Entretanto, isso está diretamente relacionado à dieta do paciente. Pessoas com dietas ricas em corantes (suco de uva, vinho tinto, café, chá) tem maior chance de ter escurecimento precoce dos dentes e das lentes.

A lente de contato dental não prejudica o dente, mas se ele foi desgastado para recebê-la, o esmalte não volta mais. É irreversível. Entretanto, o benefício de ter os dentes alinhados, mais brancos e simétricos compensa. Portanto, a relação custo-benefício deve ser favorável ao se decidir pela transformação do sorriso.

Qual a Durabilidade?

Como em qualquer outro tratamento dental, a qualidade do dentista, do material e os cuidados do paciente ditarão quanto tempo vai durar as lentes nos dentes. Um dos pilares da longevidade é quanto a higienização dos dentes, que deve ser muito boa e por isso, a visita regular ao dentista continua sendo importante. Exagerar nos alimentos muito duros pode provocar fraturas tanto dos dentes quanto das lentes.

A boa notícia é que estes tratamentos estéticos podem durar 20 anos ou mais.

Dicas e cuidados para preservá-las

Elas precisam ser cuidadas, daí a importância das visitas ao dentista a cada seis meses para revisão de procedimentos. Os cuidados higiênicos devem ser maiores, assim fique atento ao uso do fio dental e escovação diários para prevenir cáries e infiltrações.

O dentista e o paciente devem observar se existem momentos de bruxismo, apertamento dentário ou outros hábitos parafuncionais (roer unhas, morder objetos, etc) que promovam atrição muito grande dos dentes e lentes. Tais hábitos pedem uma intervenção imediata de forma preventiva.

O paciente deve evitar morder alimentos demasiadamente duros como maçã do amor, barra de chocolate muito gelada, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, como podemos te ajudar?