Tenho orgulho em dizer que a Odontologia não atua somente em dentes. Depois que o Conselho Federal conquistou a liberação do Botox e materiais de preenchimento, um leque muito grande de opções se abriu e elevou a capacidade da Odontologia.
Especificamente hoje o Dentista é Facial, porque se ele fizer o credenciamento, também poderá tratar o rosto. Cada vez mais os dentistas estão buscando na toxina a solução para os problemas do seu pacientes. As soluções vão desde as queixas com as rugas até todas as outras indicações citadas ao longo do texto abaixo!
Antes criávamos e cuidávamos de belos sorrisos, agora também podemos harmonizar a face com os recursos da odontologia estética, devolvendo não somente o sorriso, mas a expressão facial da beleza, do conforto e da juventude.
O que é botox?
É uma toxina extraída da natureza que tem a capacidade de relaxamento do músculo. Como a musculatura da expressão facial promove o efeito de tensão sob a pele, o uso estético da toxina botulínica vai suavizar rugas e linhas de expressão na região da face.
As rugas tratadas com mais frequência são as da testa, da região entre as sobrancelhas e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos.
Para sulcos ao redor dos lábios, como por exemplo, o famoso bigode chinês – que é aquela linha que se forma entre o nariz e o canto da boca – o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e traz resultados melhores.
A toxina botulínica pode também ser usada nos seguintes casos
1) Diminuir a potência mastigatória em casos de implantes, enquanto se está esperando o tempo de osteointegração;
2) Corrigir sorrisos assimétricos ou tortos;
3) Dores orofaciais de origem muscular;
4) Problemas com bruxismo e ATM;
5) Assimetria de face.
6) Botox para o Sorriso Gengival
Para os pacientes que sempre buscam melhorar o sorriso, a toxina pode ajudar ainda mais. Pessoas que mostram demasiadamente a gengiva – sorriso gengival – têm outra opção hoje ao invés da cirurgia. Paralisando o músculo responsável pelo levantamento do lábio superior de ambos os lados, vamos ter uma menor exposição da gengiva. O bloqueio químico não deixa sensação de anestesia ou face paralisada. A toxina botulínica na odontologia estética.