Os dentes do siso são os últimos dentes a nascerem na boca, os terceiros molares e também são chamados de dente do juizo. Ao todo são quatro dentes, um de cada lado, em cima e em baixo, e eles nascem por volta dos 18 anos, mas em algumas pessoas eles nem chegam a nascer. É aí que começam os incômodos e as dores. Dor no dente.
Quais são os sintomas do dente do siso?
As dores causadas pelos dentes do siso podem ser confundidas com dor na ATM ou no maxilar e até dor de ouvido. Quando eles começam a aparecer na boca, podem também causar dor por inflamação na gengiva porque ela fica inchada, até cárie. O certo é que dente siso inflamado gera uma dor insuportável.
Se estiver com o dente siso doendo… como aliviar a dor? O melhor a fazer é ir ao dentista. Ele poderá fazer um atendimento para aliviar o sintoma e definir se ele terá que se extraído.
Algumas vezes, esse dente não consegue nascer ou nasce inclinado, entortando os outros dentes próximos, esse é um dos motivos para ser extraído. Mas não é todo mundo que precisa extrair; em algumas pessoas eles nascem sem nenhum problema, geralmente naquelas que perderam dentes ao longo da vida ou que têm espaço sobrando na boca.
Extrair os sisos dói?
Todos os procedimentos na área de Odontologia, hoje em dia, são feitos com anestesia. A cirurgia de extração do siso não é exceção. Geralmente é feita com Anestesia Local e o procedimento é indolor se for usado um anestésico mais forte e algumas medicações antes da cirurgia.
Posso extrair os 4 sisos de uma vez?
É possível extrair os 4 dentes numa só cirurgia, apesar de muitos dentistas optarem por não fazer. A vantagem é passar por uma única recuperação!
Qual o pior pra arrancar, o de cima ou o de baixo? Existe diferença?
Alguns sisos estão em posições mais complicadas e são mais trabalhosos para a remoção cirúrgica.
Com relação a dificuldade anatômica entre eles, os inferiores tendem a dar mais trabalho pois porque a mandíbula tem um osso mais duro, o que não acontece com o maxilar de cima.
Eu não tenho certeza se tenho esses dentes, o que faço?
Apenas o seu dentista pode descobrir se eles estão presentes através de exames. Depois disso, avaliar se existe a necessidade ou não de removê-los.
Converse com seu dentista. Juntos, vocês podem decidir o que é melhor para o seu caso.
Mas lembre-se!
O Diagnóstico Precoce é a forma mais simples e tranquila de se livrar de futuros problemas com os sisos.