Siga nas redes sociais

Nem todo dente quando passa por um tratamento de canal escurece ou fica amarelo com o tempo. Porém quando isto acontece, a causa mais provável é a não retirada total dos tecidos ou restos químicos de dentro do dente, que pode ir ficando preto por dentro. Os mais comuns de escurecer são o canal dos dentes da frente ou mesmo ficar escurecido perto da gengiva, o que deixa bastante incômodo nas pessoas.

 

Primeiramente você tem que saber o que é tratamento de canal

O tratamento de canal é um procedimento odontológico bastante comum, que consiste na remoção de tecidos inflamados e necrosados das camadas internas do dente.

 

Dente escurecido – o que pode ser?

1 – Decomposição da parte interna do dente (nervo), conhecida como polpa, é um problema que acontece sem sintomas aparentes. Dessa forma, vários resíduos penetram nos microporos do dente, deixando-o mais escuro.

2 – O tratamento de canal consiste na remoção da polpa e todos os tecidos do interior do dente. Em algumas situações acontece um sangramento neste momento, isso pode ser o suficiente para levar ao escurecimento de um dente mesmo que o dentista lave muito bem.

O escurecimento dos dentes poderá ser provocado por vários fatores, e não somente por tratamentos de canais. Pode ser por trauma como uma pancada ou por hábitos parafuncionais, como o bruxismo, justamente por causa de uma hemorragia interna. E geralmente os dentes que mais são afetados são os da frente, pois são mais expostos esteticamente.

3 – Todos os tecidos moles internos devem ser retirados durante o tratamento de canal. A permanência de algum resíduo desse pode permitir que o dente fique preto por dentro

4 – Existem alguns medicamentos usados para o tratamento de canal que podem deixar o dente escurecido alguns anos depois do procedimento.

 

Como clarear dente escurecido por canal?           

A forma mais comum de clareamento de dentes escurecido por canal é a utilizada nos consultórios (clareamento interno), através de substancias fabricadas que modificam o aspecto da cor dos dentes, e lógico, deverão ser aplicadas exclusivamente por dentistas.

O número de sessões para o clareamento interno varia de acordo com o grau de coloração do dente e a resposta do dente ao tratamento, chegando até a 6 consultas.

Há diversas formas de se fazer o clareamento, e uma delas é o tratamento caseiro, apesar de ser mais lenta, porém com um custo muito menor. Seu dentista vai te fornecer um kit com o gel, a moldeira e uma caixinha para guardar tudo isso. Entretanto, para que esse procedimento caseiro tenha sucesso, é necessário o acompanhamento de um especialista e que se faça pelo menos uma sessão no consultório.

Uma das desvantagens do clareamento interno é a alta taxa de recidiva, isto é, o dente volta a escurecer dentro de pouco tempo. Por isso, algumas vezes seria mais indicado optar por tratamentos mais previsivos como facetas.

As facetas em resina são laminados estéticos que recobrem toda a superfície visível (estética) de um ou mais dentes, sem envolver as partes que entram em contato com a língua. Servem também como forma de tratamento contra o escurecimento dos dentes, principalmente se o clareamento não funcionar totalmente.

A harmonia e sofisticação dos tratamentos estéticos de transformação do sorriso com facetas em porcelana e lentes de contato dental são um desejo para muitos pacientes. As facetas em resina, entretanto, são alternativas mais rápidas com custos menores, surpreendendo por sua versatilidade e eficiência nos resultados. Perfeitas para ocasiões sociais ou profissionais de última hora, como entrevistas de emprego, formaturas e casamentos.

 A princípio, as facetas de resina têm como indicações: fechamentos de espaços, dentes com mais de 50% da superfície recoberta por restaurações antigas e amareladas. Bem indicadas, as facetas em resina entregam resistência suficiente para que você leve uma vida tranquila e sem restrições com alimentos mais fibrosos e consistentes. A durabilidade de uma faceta dentária é alta. O paciente a terá  por anos, podendo oscilar a coloração, pois a alimentação inadequada pode escurecer (amarelar) os dentes. Por isso, para que uma faceta de resina tenha uma boa coloração e dure mais tempo, é necessário que se faça uma manutenção anual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, como podemos te ajudar?